domingo, 11 de julho de 2010

Vanity Fair realiza inquérito mundial de arquitetura

Qual é a peça mais importante da arquitetura construída desde 1980? É o que a revista americana Vanity Fair procurou responder. Eles organizaram um inquérito mundial de arquitetura com 52 especialistas, incluindo 11 ganhadores do Prêmio Pritzker, e a resposta foi clara: o Museu Guggenheim de Frank Gehry, em Bilbao.

A análise de votos apontou também outras estruturas importantes, que ficaram, respectivamente, com a segunda, terceira e quarta colocações: Menil Collection de Renzo Piano, Thermal Baths de Peter Zumthor e o HSBC Building de Norman Foster, todos bastante citados.
A revista pediu a grandes nomes da arquitetura como Frank Gehry, Norman Foster, Zaha Hadid, Jean Nouvel e Rafael Viñoly, para citar apenas alguns, que escolhessem cinco nomes dos mais importantes edifícios, pontes ou monumentos construídos a partir de 1980. De um total de 132 submissões diferentes, as 21 estruturas mais reverenciadas foram listadas na edição mais recente da revista. Entre estas, quatro dos edifícios localizam-se na China.

O estádio Nacional das Olimpíadas de Pequim, feita por Herzog & de Meuron também foi bem posicionado, ficando em décimo terceiro da lista e tendo sido escolhido por sete participantes como a mais importante obra da arquitetura do século 21. Mas, o grande destaque da pesquisa foi, de longe, o Guggenheim. A obra, com suas curvas e sua forma livre escultural tornou-se a assinatura de Gehry. A estrutura de contornos orgânicos tem o objetivo de assemelhar-se a um navio saído do rio que fica em frente, o Nervión, para a terra firme. Além deste projeto, Frank Gehry recebeu, ainda, quatro votos para outros três de sua autoria: o Walt Disney Concert Hall em Los Angeles, o Millenium Park em Chicago e sua própria residência em Santa Monica.

O Guggenheim de Bilbao, colocado como a peça top de arquitetura por 28 dos 52 participantes, é hoje um dos locais mais visitados da Espanha. O projeto de Gehry foi parte de um esforço para revitalizar Bilbao, sendo extremamente bem sucedido e atraindo pessoas de todo o mundo. Sua criação foi um grande trabalho de criatividade e tecnologia que contou, na elaboração do projeto, com o uso de um software CAD nos cálculos estruturais. Apesar de no início ter sido bastante questionado pela sua forma complexa e retorcida, com o tempo o edifício conquistou um status de reconhecimento mundial.

Paul Goldberger, ganhador do prêmio do Pulitzer e crítico de arquitetura, disse sobre o museu: “Bilbao é verdadeiramente um momento especial na cultura arquitetônica. O prédio desbravou caminhos novos e se tornou um fenômeno extraordinário. Foi um daqueles raros momentos em que críticos, acadêmicos e o público em geral ficaram completamente unidos sobre alguma coisa”.

Fonte: http://www.portaldoarquiteto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário