sábado, 31 de julho de 2010

Projeto que visa uma Nova Iorque sustentável e autosuficiente é apresentado na Bienal de Veneza


A Terreform - uma organização sem fins lucrativos dedicada a formas de pesquisa e práticas para desenvolver arquitetura e urbanismo sustentáveis - passou os últimos anos trabalhando em um plano diretor alternativo para a cidade de Nova Iorque. O projeto “New York City (steady) State”, que resultou deste plano, é apresentado na 12ª edição da Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, que acontece de 29 de agosto a 21 de novembro de 2010.

Liderado pelo arq Michael Sorkin, o “New York City (steady) State” investiga a possibilidade da cidade se tornar autosuficiente em relação à produção de comida, energia, água, suprimento de ar, manufatura, emprego, cultura, saúde e transporte.

A proposta do estudo, que virou livro e homepage, é demonstrar, em primeiro lugar, que uma transformação radical como esta é possível. Além disso, o projeto tem como objetivo criar um catálogo de hábitos e tecnologias que possam ajudar nesta transformação e, finalmente, investigar as consequências morfológicas e sociais para a cidade.

O projeto da Terreform visa um plano sistêmico, integrado e em grande escala, com participação de governos, planejadores, arqs, engs, designers e toda a população. É uma reflexão profunda da sustentabilidade e dos modelos atuais, que sugere uma reconfiguração drástica na maneira como as pessoas economizam e lidam com suas fontes materiais.

Fonte: http://www.arqbacana.com.br/arq!mais


Nenhum comentário:

Postar um comentário