sábado, 31 de julho de 2010

Inhabitat divulga casa pré-fabricada criada pelo arq mineiro Felipe Campolina



Facilidade de transporte e montagem rápida são algumas das vantagens oferecidas pela ECObitat, casa pré-fabricada criada pelo arq mineiro Felipe Campolina, de 28 anos, que ficou em 2º lugar no concurso “Something Green Challenge”. Com um sistema de telhado e paredes verdes, o projeto ganhou espaço em sites internacionais, como o norte-americano Inhabitat.

Pensada como um sistema de alojamento, a casa é apoiada em pernas telescópicas que possibilitam sua implantação mesmo em terrenos acidentados. O telhado metálico dispõe de painéis solares e de uma mini-turbina eólica capaz de produzir energia suficiente para o consumo da habitação, que tem 32m².

O sistema construtivo modular também é composto por painéis de OSB do tipo sanduíche, e por uma estrutura do tipo steel frame, formada por perfis leves de aço. As fachadas transversais que se dobram para baixo como pontes levadiça criam uma área adicional para uso flexível.

A entrada de luz natural é favorecida por fendas verticais do piso ao teto, e o isolamento térmico, por sua vez, é reforçado pelas caixas modulares com plantas instaladas no envelope da construção. “Dependendo dos tipos de plantas usadas, as paredes do ECObitat pode até mesmo produzir alimentos para seus moradores”, acrescenta Campolina. O arquiteto, que é sócio-fundador do escritório Figura juntamente com o arq Tiago Viegas, também teve seu trabalho divulgado no concurso internacional de ideias “2010 Scyscraper Competition”.

Fonte: http://www.arqbacana.com.br/arq!mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário